Esse será o primeiro de muitos posts que farei sobre GATOS. Trarei para vocês informações, curiosidades e dicas pra lá de especiais sobre como entender e cuidar, desde o primeiro contato, destes serzinhos tão simpáticos e carinhosos.
Lar doce lar... A chegada!
Normalmente, quando as pessoas adotam animais, principalmente gatos, já querem levá-lo para casa para poder amar, cuidar e afagar até ele dormir no seu colo! Mas calma, é preciso tomar alguns cuidados nessa primeira visita!!
Quando um gato chega em uma casa nova, a sua primeira reação é ficar assustado, afinal ele não está mais rodeado por sua mãe e irmãos, a casa é diferente e as pessoas também. Por esses motivos, não tente forçá-lo a nada, é preciso deixá-lo bastante à vontade: se ele quiser correr e cheirar, deixe! Se ele quiser ficar escondido embaixo do sofá, deixe!
Essa será sua primeira impressão, é importante que ele goste e se sinta protegido, afinal será o seu novo lar!
Na chegada, disponibilize brinquedos para seu gato e disponha-se a
brincar com ele. Lembre-se, temos que conquistá-lo e despertar nele a
vontade de nos inserir na sua vida.
Mostre a ele onde ficarão seus novos ´"acessórios" (recipiente de água e comida e caixa de areia), é bom sempre mantê-los em um lugar único, pois eles se acostumam a comer e beber no lugar certo e ir diretinho ao banheiro deles, a caixa de areia. Outros acessórios importantes são:
- Pá vazada para limpar a areia.
- O arranhador, para que ele não saia estragando todos seus móveis! Escolha o de sua preferência ou leve ele para escolher.
- A escova, para que ele não soltte pelos pela casa inteira, mas use ela com cuidado e carinho, para que o gato se acostume e goste de ser escovado.
- Caixa de transporte para as idas ao veterinário, passeios...
- Brinquedos, bolinhas, ratinhos, chocalhos, etc...
- Um cantinho para ele (uma casinha, toquinha, ou almofada bem fofinha que seja só dele). Mantenha a caminha em um local limpo e sem correntes de ar.
Alimentação:
Gatos domésticos gostam de se alimentar várias vezes ao dia, sempre em pouca quantidade. Escolha uma ração específica para filhotes (rações balanceadas especialmente para garantir um bom desenvolvimento muscular, ósseo, além de promover uma pelagem bonita) e a quantidade de ração a ser dada varia com o peso e a idade do animal. Os fabricantes de ração, na própria embalagem do produto, fazem a recomendação da quantidade ideal.
Deixe sempre água fresca a sua disposição e troque com frequência. Gatos gostam de limpeza, por isso mantenha os recipientes de água e comida sempre limpos e longe da caixa de areia.
Lembre-se: filhotes são bebês, eles não tem noção de perigo e podem se machucar com facilidade.
- Mantenha as janelas e sacadas com tela.
- Mantenha as janelas e sacadas com tela.
- Esqueça as folhagens que não puderem ser comidas (tóxicas).
- Tire do alcance do gato os fios elétricos e cabos de aprelhos eletrodomésticos. Se estiver ligado e ele roer o cabo, pode levar um choque. Ou ele pode se pendurar e o aparelho cair encima dele (um ferro elétrico por exemplo).
- Tenha cuidado ao andar pela casa e ao sentar-se - ele sempre pode estar embaixo.
- Nunca os deixe soltos perto de ruas pois podem ser atropelados.
- Cuidado com outros animais domésticos que podem resolver "engolir" o gatinho.
- Não deixe crianças muito pequenas pegarem o gato no colo, pois elas não tem noção que um abraço beeem apertado pode machucar.
- Não de remédios de gente para o gato.
Essa é só uma introduçãozinha de início, mas com o tempo postarei muitas coisas mais. O próximo post sobre gatos falará da amizade entre gatos e alguns cuidados que devemos ter.