sexta-feira, 13 de julho de 2012

Relação entre gatos

Gatos são animais muito independentes, precisam se sentir seguros ou senão se tornam muito ariscos. Para se sentirem bem em casa, precisam estar felizes não só com seus donos, como também com os outros gatos da casa. Pensando nisso resolvi escrever sobre as relações entre gatos, caso eu não fale sobre alguma coisa que vcs queiram saber podem perguntar, que eu me informo e respondo!!

Quando mora mais de um gato na casa, a briga pela “liderança” é grande. Essa imagem mostra como é, na maioria das vezes, a organização hierárquica dos gatos:
Os gatos machos têm prioridades na casa, eles fazem as principais escolhas e comem primeiro, são mais respeitados! Caso a casa não tenha um gato, a gata mais velha é que terá lugar privilegiado, mesmo que tenha uma boa relação com gatas jovens, é a mais velha que dominará o território. Os gatos castrados ocupam o último lugar na escala, pois quando castrado diminui a quantidade de hormônio, fazendo com que seu “respeito” por outros gatos diminua. Isso não significa que eles não briguem, mas eles perdem a agressividade, ficam mais calmos, e é por isso que se castram gatos para que não “fujam” de casa.

Gatos que comem seus filhotes:
Gata - nunca aconteceu comigo, mas pode ser q as gatas mães comam seus filhotes. Qundo é primeira cria, pode ser por falta de instinto materno, mas quando a gata já teve outros gatinhos pode ser pq o gato comido era deficiente ou natimorto.
Gato - podem comer seus filhotes para que a gata entre mais rapidamente no cio.
Ou seja, isso ocorre geralmente por instinto!! 

Gato arrancando bigode de outro:
Outra coisa que pode acontecer é quando os gatinhos crescem, a mãe não gostar mais dele. Isso aconteceu comigo, a gata teve filhotes que foram doados e eu fiquei com um, ela não quis mais cuidar dele depois de algum tempo e minha outra gata, que estava grávida, começou a cuidar dele. Ela amamentou, lavou, cuidou até ele crescer um pouco mais, mas o problema é que ela arrancava com seus dentinhos o bigode dele enquanto amamentava. Liguei para o veterinário e ele disse que pode ser para mostrar quem manda ou como forma de cuidado para mostrar que ele é seu filhote. 
Agora que ele cresceu ela não faz mais isso, e eles se comportam como irmãos.

Nesse site encontrei uma técnica para receber um novo gato em uma casa que já tenha outros gatos:

FIM